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18 de novembro de 2011

A.S. Moda.

Certamente esse assunto diz muito sobre nossa vida. Desde os primórdios dos tempos a moda tem se mostrado um aliado importante para nossa evolução humana. Essa evolução se dá no começo dos hominídeos vindo a aprimorar com o gênero Homo. Com a necessidade de se proteger das possíveis agressões da luz solar e do frio, matavam animais e fazia de suas peles, ou melhor dizendo pêlos, roupas. Vindo a ser peça muito usual entre os Homo Habilis até a última evolução da escala os Homo Sapiens. É claro que com o tempo essa necessidade foi aprimorando e se adaptando tendo a forma como conhecemos hoje. Chega de mais blá blá blá e iniciamos ao que de fato nos interessa: roupa!
Como será as roupas no futuro? será extravagante? qual elemento será mais usado para a confecção? e as tendências? Hoje um estudante de moda se encarrega não só da costura mas da criatividade de produzir roupas levando em conta sua época e as tendências. No futuro nada será diferente do que podemos esperar: muita geometria e formas dinâmicas. Pode-se perceber pelos looks que estou apresentando. As roupas estarão com a mais alta tecnologia em tecido, roupas, que ao derrubar líquido com cores fortes ou manchar com alimentos, terá, como já possui (acessíveis ás classes A e B) praticidade ao limpar. Já imaginou você indo pra aquela festa com uma das suas melhores roupas, e lá ocorre incidentes desse tipo: manchas de bebidas e alimentos... trágico/tenso! e está incluindo o próprio suor. E uma das novidades em tecidos será novas aparições de tecidos que se ajustarão ao corpo.
Moda Feminina. A moda feminina está baseada em cores vibrantes e cada vez mais adaptativas. O que pode-se perceber são as camadas em uma única roupa. Os(as) estilistas sempre pensam no conforto e no design das roupas e com tecnologia de ponta auxiliará cada vez mais em novas ideias e conceitos para vestir as pessoas que estão mais preocupadas em vestir algo que possibilite acessibilidade e claro conforto. Mas para isso é preciso ter bom gosto e senso pra não abusar e errar no look, pensamos nas roupas que valorizam nosso corpo, não nas roupas que achamos "O grito da moda", isso é errôneo. Tendo esse equilíbrio e sensatez podemos sim abusar a vontade e causar com roupas bonitas e tecnológicas. E claro não vamos sair por aí usando aberrações coisas do tipo roupa de papel como as do estilista Jum Nakao, é bonito? é! mas pra enfeite. As mulheres querem sempre destacar uma das outras, por isso possuem uma infinidade de opções de vestimentas, a moda nunca esteve tão acentuada, com mais técnica e detalhes, isso faz com que a moda nunca saia de moda!.
Moda masculina. Já a moda masculina possui vicissitudes, que constantemente mudam de humor não dando importância a dinamicidade encontrada na moda feminina. Isso possibilita uma concentração maior de versatilidade. O homem quer praticidade, uma vez que todos tem temperamento único e muito conhecido: a impaciência, que tem na hora de escolher roupa na hora de se vestir. Pensando nisso temos que levar em conta algo que com certeza faz diferença na moda masculina: a imagem. Mas o que pode estar em contradição é a questão de opções variadas encontradas na moda feminina. Ultimamente os estilistas vem investindo em criações inovadoras.
Esta última foto representa bem o futurismo, observe as formas e sua dinamicidade, tecidos e sinteticidade compõe o visual. Para não atrapalhar essa "armação" na parte de cima é feita por uma espécie de borracha macia, as outras partes constituída por seda. Roupa para ser usada no verão!
Vamos falar agora de números. - O mercado de moda deve movimentar em 2011 cerca de R$ 136 bilhões no Brasil. Esta é a estimativa da ferramenta do Ibope Inteligência, o Pyxis. Incluídos neste mercado estão os artigos de vestuário, calçados e também os acessórios. - O Brasil é o 5º maior parque têxtil do mundo. - Atualmente, a indústria da moda brasileira reúne 30 mil empresas (formais), movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão de pessoas das quais 75% são mulheres. Imagine o quanto não sobe esses números com trablahadores e empresas informais. - É o 2º maior empregador da indústria de transformação e também o 2º maior gerador do primeiro emprego. - Em 2010, os projetos dessa parceria geraram US$ 1,97 bilhão em vendas externas, 24,5% das exportações brasileiras desse setor - Em 2010, todos os segmentos da economia relacionados à moda (calçados, têxteis, cosméticos e metais e pedras preciosas) apresentaram crescimento das exportações, em relação a 2009. Mais de 140 países consomem a moda brasileira, movimento que gerou US$ 8,04 bilhões para o país no último ano. - Somos o 2º maior produtor de denim e o 3º maior produtor de malha do mundo. - Moda no Brasil movimenta mais de US$22 bilhões (de produção), com uma participação superior a 4% do PIB. - país movimentou 7,59 bilhões de dólares no mercado de luxo em 2010, o que representa 1% do total mundial. Estima-se que até 2025 o Brasil represente 6% da movimentação do mercado de luxo no mundo. - 9 bilhões de peças de confecção produzidas por ano. Resumo: A Moda é um fato social ligado ás transformações nos diferentes setores da Sociedade, na atividade Econômica, Política, Social, Religiosa, na Ciência e também na concepção estética predominante numa determinada época. A Moda está globalizada. Ela é um grande negócio. É comandada pelas indústrias que trabalham na área. Na França é desenvolvida pelas Câmaras de Moda. A Chambre Sindicale dita as regras e organiza os desfiles que desenvolvem as Tendências, que são divulgadas pelos meios de Comunicação que difundem os estilos predominantes em cada estação, e que é polarizada por Paris, Londres, Milão e NovaYork. Outros polos estão surgindo como Tóquio, Barcelona, São Paulo e Rio de janeiro. O problema é que, com isto a maioria dos países passam a copiar a Moda Internacional. Podemos estar a par das criações mais recentes dos grandes centros de Moda, mas é preciso entender que a Moda globalizada traz denominadores comuns, porém é necessário não termos “Grau Zero de pensamento” e criar uma moda alicerçada em conceitos nacionais, para lançar um estilo próprio. No nosso caso um estilo com elementos da cultura. Brasileira, utilizando nosso artesanato, por exemplo.

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