Pesquisar este blog

28 de outubro de 2011

AS. Introdução ao Futurismo.

Bem, antes de começar, vou esclarecer como esse blog funcionará: Cada semana terá um tema, nessa e na próxima semana será de cidades futuristas. Os temas poderão ser aleatórios e podendo repetir de assunto quando achar revelante pautar assuntos já tratados, por questões de novidades e descobrimentos de novas tecnologias. A semana começará com título de AS "assunto da semana" e o tema, Exemplo: AS. As Cidades Cibernéticas.

Conceito Futurista.

O conceito do futurismo se dá lá no início do século XX, quando o jornal francês Le Fígaro publicou a obra de um poeta egípcio naturalizado italiano chamado Filippo Tommaso Marinetti (22/12/1876-2/12/1944), titulado "Manifesto Futurista" com o intuito de espalhar a ideia e difundir uma política idealista que rejeitava o moralismo e o passado, devido aos avanços tecnológicos do final do século XIX. O dinamismo do novo século nunca esteve tão presente nas vidas daquelas pessoas. Marinetti foi pioneiro no movimento e conquistou a simpatia de outros carismáticos pela causa como: Giacomo Balla (18/07/1871-1/03/1958), Carlo Carra(1881-13/04/1966), Umberto Boccioni (19/10/1882-16/08/1916) entre outros, ressaltando os principais.

Le Fígaro e a publicação de Manifesto Futurista.

Felippo Marinetti Giacomo Balla Carlo Carra Umberto Boccioni

E as características desse movimento? basicamente estão disposto em seis categorias:
1º Dinamicidade entre as formas.
2º Aspectos mecânicos, ou como já mencionei aspecto de "aço" no sentido figurado.
3º O uso frequente de elementos da geometria, também já mencionado, tudo será inspirado nas formas geométricas de modo que "despadronize" as formas convencionais das quais estamos acostumados a ver e vivenciar hoje.
4º Esquemas sucessivos de representação do objeto pictográfico (representado por símbolos complexos) tendo como exemplo exposição fotográfica múltipla.
5º Movimentos animados pela fragmentação das figuras representadas, conforme o modernismo.
6º Velocidade abstrata, a necessidade de mudanças e ajustamento ás adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário